Por: Osmar Rebolo Junior
O jogo de ontem entre Novo Mundo e Santos foi o ponto alto do futebol feminino paranaense em toda a sua história, pois mais de 8mil torcedores foram ao Couto Pereira apoiar o Novo Mundo diante do Santos, de Marta e Cia., e mesmo com a derrota de 4x0, a torcida não saiu triste, já que em campo a equipe paranaense deu show de garra e disposição, e fez o que pode para sair vencedora. A melhor jogadora em campo foi a goleira Ana Paula, que fez pelo menos cinco grandes defesas, evitando que o placar fosse maior.
No final do jogo, a goleira recebeu toda a atenção de imprensa local e também de São Paulo, e expôs as dificuldades que o futebol feminino passa no estado. “Há muito tempo venho cobrando um apoio maior das empresas para incentivar o futebol feminino no Paraná”, falou Ana Paula para os repórteres. Ela trabalha em um telemarketing e somente nos últimos meses está conseguindo treinar duas vezes por semana. Em 2007, quando ela ganhou fama nacional, após marcar gols de pênalti e faltas na decisão do Campeonato Paranaense, vencido pelo seu time, o São José, chegou a se encontrar com o seu ídolo, Rogério Ceni, no estádio do Morumbi, em matéria especial que foi destaque no Brasil todo, e mesmo após todo o sucesso, teve muitas dificuldades para conseguir liberações da empresa que trabalha na época, para treinar e jogar, inclusive pela Seleção Brasileira.
Por isso, é que todas as praticantes do futebol feminino do Paraná são verdadeiras heroínas, pois além de ter que vencer no campo, também é preciso vencer as inúmeras dificuldades que o esporte sofre no estado.
E não é por falta de resultados, pois o Paraná sempre foi um dos grandes destaques do cenário nacional. Basta ver as várias atletas paranaenses que passaram pela Seleção Brasileira, tanto atuando por clubes da capital e região metropolitana, como Vila Fanny, Novo Mundo, São José, Jaborá e Colombo, como no interior, principalmente em Maringá e Londrina. Soma-se a tudo isso, os títulos Sul brasileiros conquistados pelo Novo Mundo, e a participação do São José na Copa Brasil de 2007, quando chegou à fase final, em disputa realizada em Brasília, e agora, com o Novo Mundo, que disputa uma vaga na fase semifinal da competição.
O Jornal Balançando a Rede acompanhou todas as partidas do São José em 2007, e presenciou as inúmeras dificuldades enfrentadas pelas jogadoras para conseguir liberação de seus trabalhos para atuar nos jogos realizados em São José dos Pinhais, sempre no meio de semana, o que obrigava ao São José, sempre ter de três a quatro modificações por partida. A situação ainda era pior quando o São José fez viagens para Florianópolis, Porto Alegre e Brasília, que mesmo representando o estado, algumas jogadoras não puderam ir por causa do trabalho.
Tomará que a ampla divulgação que o futebol feminino teve nos últimos anos, e agora em 2009 com o Novo Mundo, as empresas que gostam de futebol possam olhar com mais atenção para o estado, pois verdadeiras guerreiras pelo esporte é o que não falta. A FPF também precisa fazer a sua parte, pois em 2009 não aconteceu nenhum campeonato oficial, deixando muitos talentos na obscuridade.
Fotos: Osmar Rebolo Junior
Ana Paula foi a melhor em campo
Mais de oito mil torcedores apoiaram o Novo Mundo
0 comentários:
Postar um comentário