Atlético escapa enquanto o Coritiba está em situação delicada
Por: Osmar Rebolo Junior
A rodada do final de semana foi de 50% de alívio para o estado no Campeonato Brasileiro, pois o Atlético garantiu a permanência da Série A, ao vencer o fraco Botafogo, por 2x0, na Baixada, entretanto, o Coritiba foi novamente goleado, desta vez, por 4x1 para o Cruzeiro, e no domingo precisa vencer de qualquer maneira o Fluminense para escapar da zona de rebaixamento.
Atlético joga bem e se garante em 2010
A torcida lotou a Baixada e ferveu o “caldeirão atleticano” e a empolgação passou para o gramado, pois o Atlético jogou um futebol envolvente, ofensivo e muito veloz para cima do Botafogo, e venceu por 2x0. O resultado garantiu o Furacão na Série A de 2010, somando 47 pontos na 14ª posição, inclusive lutando por uma vaga para a Copa Sul Americana.
O Rubro-Negro venceu com gols Wallyson, aos 39” do 1º tempo, após um passe do destaque atleticano na temporada, o veterano Paulo Baier, e no tempo final, o próprio Paulo Baier acertou com estilo uma cabeçada, após receber passe de Wallyson, aos 19 minutos.
O placar só não foi maior porque o juiz Wilson Seneme fez uma arbitragem bastante tendenciosa, deixando de marcar um pênalti claro em cima de Valencia, e invertendo ou deixando de marcar várias faltas que seriam em favor do ataque atleticano.
No domingo, o Atlético se despede do brasileiro, em Presidente Prudente, onde o adversário, Grêmio Baueri vai mandar o jogo, que deve ter mais torcida atleticana do que local.
Ficha Técnica
Local - Baixada
Arbitragem – Wilson Seneme, auxiliado por Edinilson Corona e Márcio Augusto
Cartões amarelos: Wallyson, Paulo Baier e Ney(Atlético-PR); Emerson (Botafogo)
Atlético - Galatto (Neto); Rhodolfo, Bruno Costa e Ney ; Wesley, Valencia, Alex Sandro (Rafael Miranda), Paulo Baier e Marcio Azevedo; Wallyson (Rodrigo Tiuí) e Marcinho. Técnico: Antônio Lopes
Botafogo - Jefferson; Alessandro (Thiaguinho), Emerson, Wellington e Diego (Reinaldo); Leandro Guerreiro, Fahel, Renato e Lucio Flavio, Ricardinho (Jônatas) e Victor Simões. Técnico: Estevam Soares
Coritiba ficou em situação complicada
O Coritiba enfrentou hoje o Cruzeiro, no Mineirão em Belo Horizonte, e foi goleado pela raposa por 4x1. Se antes da partida a situação do coxa já era ruim, agora ficou pior, pois agora o verdão está com 44 pontos, junto com o Botafogo - que abre a zona de rebaixamento, mas o time paranaense ganha no desempate, já que soma doze vitórias contra dez dos cariocas. No domingo, o clube enfrenta no Couto Pereira, o Fluminense, precisando vencer para não ter que torcer ainda por um tropeço do Botafogo, que joga contra o Palmeiras, no Rio de Janeiro. Também é preciso levar em conta a arbitragem tendenciosa que deve atuar nestas duas partidas.
Em Minas Gerais, o Coritiba saiu na frente aos 11” da 1ª etapa, após Marcelinho Paraíba cobrar falta e Jeci desviar. O placar parecia que dava outro animo ao Coritiba, que conseguia segurar o Cruzeiro, que estava sendo vaiado pela sua torcida, entretanto, aos 44”, Henrique arriscou de longe o goleiro Vanderlei foi mal na bola, não conseguindo segura-la. Empurrando pela torcida, o time da casa conseguiu a virada aos 47”, com Jonathan, que também chutou de fora da área e Vanderlei novamente falhou, pois nem pulou para tentar defender.
No tempo final, o time de Ney Franco decaiu muito de produção e animo e acabou sendo presa fácil para o Cruzeiro, que fez 3x1 com Wellington Paulista, aos 11, em cobrança de pênalti, que foi cavado por Thiago Ribeiro ao dividir uma bola com Cleiton. A goleada foi finalizada aos 22”, com Elisandro, que sem marcação aproveitou um cruzamento de Thiago Ribeiro.
Ficha Técnica
Local: Mineirão
Árbitro: Sálvio Spínola Filho, Emerson de Carvalho e Nilson de Souza Monção (trio de SP)
Cartões amarelos: Márcio Gabriel, Cleiton (Coritiba); Wellington Paulista (Cruzeiro)
Público: 27.291 pagantes
Renda: R$ 408.077,86
Cruzeiro - Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Leonardo Silva e Diego Renan (Elicarlos); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Leandro Lima (Eliandro) (Athirson); Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Técnico: Adilson Batista.
Coritiba - Vanderlei; Márcio Gabriel (Marcos Aurélio), Jeci (Cleiton), Dirceu e Luciano Amaral; Jaílton, Leandro Donizete, Renatinho (Carlinhos Paraíba) e Pedro Ken; Marcelinho Paraíba e Thiago Gentil. Técnico: Ney Franco.
Classificação do Campeonato Brasileiro (tabela do site UOL)
Série B: Paraná se despediu com seqüência de dez partidas invicto
O Paraná Clube encerrou na sexta feira a sua participação no Campeonato Brasileiro da Série B, atuando diante do Fortaleza, na Vila Capanema, em partida que terminou em 1x1, com gols de Marcelo Nicácio, aos 45” do 1º tempo, para o time cearense, e Marcelo Toscano, aos 5” do 2º tempo, empatou. O time terminou a competição em 10º lugar, com 53 pontos.
Assim, encerrou-se o pior ano da história do tricolor, pois em 2010 o Paraná deu vexame em todas as disputas que participou, inclusive o único bom momento que o clube teve na temporada foi justamente neste final de ano, em que terminou com dez partidas invictas, contando o jogo contra o Fortaleza.
Agora, com nova diretoria e andando com as próprias “pernas”, já que a empresa que banca boa parte dos jogadores, LA Sports, deve se desligar do clube, por isso, o Paraná deverá voltar a valorizar as categorias de base. Além disso, em 2010 toma posse a nova diretoria.
Classificação do Campeonato Brasileiro (tabela do site UOL)
Fotos: Osmar Rebolo Junior
0 comentários:
Postar um comentário